Várias razões o podem estar a levar a pensar que gostaria de experimentar prensar flores. Pode ter visto nas redes sociais arte com flores prensadas e ter adorado. Você pode ter um ramo de flores que lhe ofereceram recentemente e já está a pensar que lhe vai partir o coração quando tiver de o mandar fora. Pode ter um lindo jardim florido e estar a pensar em como seria óptimo preservar algumas das suas flores favoritas da estação e incluí-las na decoração da sua casa.
Pode estar à procura de algum projecto DIY que envolva a natureza. Qualquer que seja a razão, aqui estão as melhores dicas para começar! Espero que a minha experiência ajude a evitar alguns erros comuns e a ter bons resultados logo nas primeiras tentativas!
1. Que flores prensar
Infelizmente, nem todas as flores são boas para prensar! É uma pena, mas é verdade e sabendo isto vai estar preparado mentalmente para alguns insucessos. Não serão culpa sua, simplesmente algumas flores não prensam bem!
Para começar escolha flores com poucas pétalas e com pouco volume. Se for colher flores no campo, escolha pequenas flores silvestres como papoila, dentes-de-leão, malmequeres, ervilhas-de-cheiro, etc. Dê um passeio e deixe-se inspirar pela beleza da Natureza!
Se tiver um jardim, as hortênsias são uma óptima flor para começar, bem como os amores-perfeitos, gerânios e buganvílias.
Infelizmente as rosas não são boas para prensar! Nem qualquer outra flor com muitas pétalas, já que retêm muito humidade. É possível obter bons resultados, mas para quem está a começar, o meu conselho é manter-se afastado das rosas, dálias, crisântemos, ranúnculos, etc.
Evite também as flores brancas, já que são as que ficam com coloração castanha mais rápido e esta é bastante difícil de evitar.
As flores tropicais por norma também não são boas para prensar especialmente por quem está a iniciar. Têm um elevado conteúdo de água, que dificulta a secagem. Orquídeas, sterlizias, flores de cactos em geral, são de evitar.
Muito do processo de prensagem de flores tem haver com a experimentação e a repetição. Demora muito até eu desistir de prensar um tipo de flor, primeiro tenho de tentar todas as alternativas! Mesmo as que li que não funcionam! 😉 por isso tente, o pior que pode acontecer é não correr como idealizou. Mas o insucesso serve para isso mesmo, para melhorar e conseguir melhores resultados numa próxima tentativa.
2. Que material preciso para começar
O ideal é ter uma prensa de flores, os resultados são sem dúvida os melhores. Mas para começar, fazer experiências para ver como corre ou para fazer um pequeno projecto (com o seu filho por exemplo) pode usar livros. Quanto mais pesados melhor!
Vai precisar de papel para pôr entre as flores e as páginas dos livros para não manchar as páginas e para absorver a humidade. O melhor sem dúvida é o papel mata-borrão, mas também é o mais dispendioso. Na realidade no início obtinha óptimos resultados com papel de forno. Apenas não caia no erro de usar papel absorvente (tipo papel de cozinha). Como este papel tem sempre um padrão em alto-relevo, este passa para as flores, que ficam marcadas.
Precisará também de tesoura, uma da poda e outra mais pequena para o corte de precisão
3. Passo a passo
– Colha as flores com o tempo seco (não pode ter havido chuva há pelo menos 3 dias) e sempre quando o orvalho matinal já tiver desaparecido. A hora ideal é final da manhã e tarde.
– Monte a sua estação previamente com o papel (mata-borrão, de forno, etc.) cortado ao tamanho da prensa ou das páginas dos livros que vai usar. Se usar uma prensa, não se esqueça do cartão que terá de pôr entre as várias camadas de papel com flores.
– Corte as flores com uma tesoura da poda e coloque-as num cesto de forma a não se danificarem. Escolha flores que estejam totalmente abertas e sem pétalas danificadas ou secas.
– Na sua estação, corte o caule da flor na sua totalidade deixando apenas a coroa da flor. Coloque-as em fila no papel, viradas para baixo para melhores resultados. Deixe pelo menos 1-2 cm entre cada flor de forma a que quando prensadas não se sobreponham. Coloque outro papel por cima e ponha entre duas páginas de livros, ou entre os dois cartões da sua prensa de flores.
– Repita o processo até tratar de todas as flores que colheu. Por fim, feche e aperte a prensa, ou coloque o máximo de peso possível sobre os livros. A área onde deixará a prensa ou os livros deve ser seca e arejada.
4. Quanto tempo demora até as flores estarem secas e prensadas.
Aqui, pela minha experiência, depende da flor mas também da estação do ano. Como desenvolvo a minha actividade em Portugal e os verões são muito secos e quentes, no Verão algumas flores secam em 2-3 semanas. Mas no Outono e Inverno demoram mais, entre 6 a 8 semanas. É verdade, envolve alguma paciência! Tenha isto em conta quando fizer as suas primeiras experiências, que as flores demorarão pelo menos um mês a estarem prontas.
Há quem defenda que não se deve abrir as prensas nem verificar as flores durante o processo, mas pela minha experiência, especialmente com flores com mais conteúdo de água ou mais volumosas (como os brincos-de-princesa – Fuchsia Hybrida – por exemplo) o papel deve ser mudado durante os primeiros dias. Desta forma evita-se a acumulação de humidade, que pode apodrecer a flor.
5. O que fazer com as flores prensadas
As opções são quase intermináveis! Postais, marcadores de livros, etiquetas para prendas…! Veja a minha loja online para se inspirar!
A prensagem de flores é fácil e pode ser feita com muito pouco recursos, mas envolve muita paciência, tempo e muitos insucessos, especialmente no início. Não se sinta desencorajado por eles! É a superação destas falhas que o vão tornar melhor – e este conselho aplica-se a qualquer área da nossa vida!
Por favor usem os comentários para expor qualquer dúvida que tenham! Estou ao vosso dispor para ajudar!
Comentem se acharam este artigo útil!
Obrigado por lerem e tenham uma semana repleta de flores!
1 thought on “Como Prensar Flores: Um Guia Completo Para Iniciantes”
Rodrigo Guedes 21 de Novembro, 2023 at 20:54
Excelente trabalho!
Uma descrição exaustiva sobre arte floral.
Continua!